Andar de Bicicleta – Benefícios

Andar de Bicicleta BenefíciosDurante um bom tempo andar de bicicleta não era apenas um hobby, mas um dos principais meios de transporte em todo mundo. Mas com as revoluções e novas tecnologias ela foi esquecida e deixada de lado em grandes cidades. Só que hoje, em 2012 essa realidade está mudando novamente.

Com tanto transito e poluição que carros e motos produzem, muitas pessoas estão recorrendo novamente as pedaladas para fugir dessa loucura do mundo moderno. E essa pratica tem se tornado cada vez mas comum entre empresários, trabalhadores e estudantes.

Os benefícios de andar de bicicleta vão desde definir músculos até melhorar a frequência cardíaca. Além disso muitas outras áreas do corpo são beneficiadas com esse ótimo exercício físico. Veja abaixo alguns deles:

Benefícios de Andar de Bicicleta

  • Primeiro, andar de bicicleta emagrece e melhora o aspecto físico
  • Também reduz as taxas de colesterol e triglicérides
  • Combate a depressão e o estresse
  • Evita o enfarto
  • Melhora a respiração
  • Ótima terapia para quem sofre de ansiedade
  • Proporciona boa forma e músculos tonificados
  • Meio de transporte rápido e eficiente

Além disso o custo de uma boa bicicleta é 30 vezes inferior ao de um carro médio no Brasil, e sua utilização permite fugir dos engarrafamentos e reduz o tempo das deslocações.

Qual a melhor bicicleta – Como escolher?

Levando em consideração que a bike é um meio de transporte, você pode comparar o preço da bicicleta com o carro por exemplo e verá que pagar R$1mil em uma, ainda é pouco.

Mas existe alguns cuidados que devem ser tomados antes de comprar a bicicleta para andar na cidade. Saiba qual a melhor para você:

  • Considere principalmente sua altura para escolher uma bike adequado a sua estrutura física,
  • Defina seu objetivo. Por exemplo se você deseja ir ao trabalho de bicicleta todos os dias, precisará de algo especifico para isso, ou sua intenção é apenas passear nos finais de semana, então uma para passeio já será suficiente,
  • Lembre-se dos itens básicos de segurança: Faróis dianteiros e traseiros para andar a noite, bons freios e pneus,
  • O banco deve ser flexível, e sua altura deve estar de acordo com sua cintura quando de pé ao lado da bicicleta.

Lembre-se também da segurança que depende de você para pedalar. Usar capacete, luvas e sinalizadores corporais pode salvar sua vida, por isso são equipamentos obrigatórios para quem deseja andar de bicicleta beneficios.

Além disso, nunca ande na calçada que é espaço para o pedestre. No caso de não haver ciclovia, ande a pelo menos 1,5 metro da calçada para que o carro que vem atrás de você possa te ver e desviar antecipadamente, pois caso passe muito rente, você ainda tem um espaço para se proteger.

3 comentários em “Andar de Bicicleta – Benefícios

  • 14/09/2012 a 13:19
    Permalink

    Gostei das dicas para andar de bicicleta e tbm do bem que nos faz, pois, só melhora a nossa qualidade de vida. Obrigada!!

  • 30/01/2013 a 00:29
    Permalink

    Troquei meu carro pela bike há 1 ano e não me arrependo por nada.

    O trajeto minha casa até Av. Paulista, onde trabalho, faço em 30 minutos de muita diversão. O ar fresco é meu ar-condicionado do meu veículo de propulsão humana.

    O grande destaque vai para a falta de cultura para uma convivência segura em bike e motorizados. As pontes sobre a Marginal é o ponto mais crítico, mas não desisto nunca!

  • 03/12/2013 a 14:13
    Permalink

    tenho muita vontade de aprender a andar de bicicleta,mas não consigo, porque não tenho equilibro .O que eu faço para conseguir a andar de bicicleta sem esse medo .Já levei muitas quedas .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *