Tipos de exercícios físicos

exercicios fisicosPara as pessoas que estão querendo começar a fazer exercícios, seja para perder peso, para ganhar massa muscular ou apenas melhorar o condicionamento físico de um modo geral, existem algumas informações importantes que podem fazer toda diferença na hora do treino.
Destas informações, uma das principais são os tipos de exercícios diferentes que existem e quais são os mais recomendados para cada tipo de situação.

As pessoas que trabalham nesta área costuma dividir os exercícios em dois grandes grupos: exercícios aeróbicos e exercícios anaeróbicos. Entender a diferença entre os dois pode ser a chave para um melhor aproveitamento do tempo que a pessoa vai investir na academia ou nos exercícios físicos de uma forma geral.

Os exercícios físicos aeróbicos são aqueles que utilizam o oxigênio como fonte de queima dos substratos que produzirão a energia transportada para o músculo em atividade. Geralmente um exercício para ser considerado aeróbico ele precisa ter uma longa duração, que seja de no mínimo 40 minutos, que seja um exercício contínuo, ou seja sem paradas, e também que tenha intensidade baixa ou moderada. São aqueles exercícios que não exigem das pessoas uma força de explosão na hora do começo, mas que cansa justamente por ser um exercício mais longo. Alguns exemplos de exercícios aeróbicos são: Caminhar, correr, andar, pedalar, nadar, dançar

Já os exercícios anaeróbicos, como o próprio nome já da a dica, não depende muito do oxigênio. Ele geralmente, para ser considerado desta categoria, é um exercício de alta intensidade, mas de curta duração. É necessário uma grande força de explosão para se começar o exercício, portanto ele exige já que a pessoa tenha um maior preparo. Além disso, ele exige um esforço intenso de um numero limitado de músculos. Alguns exemplos de exercícios anaeróbicos são: Corrida de cem metros rasos,Saltos,Arremesso e levantamento de peso, etc.

Enquanto os exercícios do primeiro grupo são mais recomendados para as pessoas que desejam perder peso ou ter um melhor condicionamento físico, o segundo tipo já é mais indicado para as pessoas que precisam ganhar muita força em determinada região do corpo ou definir músculos.

11 comentários em “Tipos de exercícios físicos

  • 14/05/2013 a 22:14
    Permalink

    amo exercicio

  • 01/02/2014 a 12:35
    Permalink

    Gostei das dicas

  • 27/02/2014 a 14:51
    Permalink

    porque tem que ser assim

  • 11/06/2014 a 19:25
    Permalink

    Obrigada! Tirei minhas dúvidas.

  • 23/06/2014 a 13:37
    Permalink

    Nos dias correntes, a pratica d esportes e deveras importante na medida em que muitos dos cidadaos sao sedentarios e a sua alimentacao e tipicamente de calorias. A assistencia medica n chega para todos e, nalguns acarreta custos acima da condicao do cidadao comum. O grande problema da pratica d sports e que os ginasios sao raros e caros.

  • 27/08/2014 a 13:36
    Permalink

    faltou colocarem os benefícios à saúde dos exercícios, vlw flw!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *